Iguana Verde – Tudo que você precisa saber disso antes de adquirir uma.

Como criar uma iguana

Conhecida por diversas nomenclaturas diferentes, seu nome cientifico é Iguana iguana, é um réptil da família Iguanida e ocorre em abundancia em grande parte do Brasil, na America Central, América do Sul e Caribe.

Iguanas precisam de rotinas, estabilidade, alimentação regular, clima regular, manejo constante, etc. Seu estilo de vida permite que você faça isso? Você está mesmo preparado?

Habitat Natural da Iguana.

A distribuição geográfica da Iguana é restrita a áreas tropicais e subtropicais, ocorrendo em grande parte do continente americano. No Brasil, as iguanas podem ser encontradas em regiões como a Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica nordestina.

Você esta preparado para ter uma iguana?

Se você está pensando em adquirir uma iguana, é muito importante que você saiba o tudo isso que temos para te dizer aqui. Fizemos uma lista com as principais perguntas que você precisa responder para ter certeza de que esta preparado.

1. Você realmente ama Iguanas?

Muitos imaginam que por se tratar de um réptil, basta colocar dentro de um grande terrário, alimentar e limpar, mas assim como os cães e os gatos, as iguanas precisam de muita atenção, manuseio e carinho. São animais que quando tratados de maneira errada podem se tornar extremamente agressivos e até mesmo ter problemas de saúde por recusar alimentos durante muitas semanas ou até meses.

2. Você é uma pessoa paciente?

Normalmente, o processo de amansamento da Iguana é bem lento, é preciso ter bastante paciência e dedicação. Basicamente, além preparo essencial para a criação de uma iguana, também é preciso que você dedique parte do seu dia para maneja-la cuidadosamente até que chegue no ponto em que ela ira confiar na sua presença e manipulação.

3. Você esta disposto a se comprometer?

Uma iguana em circunstâncias ideais pode chegar a viver mais de 25 anos e é um dos maiores lagartos do Brasil, podendo medir até 170 cm de comprimento! Você realmente está pronto para ver esse compromisso?

4. Como anda suas condições financeiras?

Em poucas palavras, posso dizer que para manter uma Iguana “custa caro”.

Iguanas se alimentam exclusivamente de verduras, frutas e legumes frescos, e por se tratar de alimentos que estragam relativamente rápido, é preciso que você esteja constantemente comprando alimentos de qualidade.

Em termos de habitat, o terrário de uma Iguana precisa ser bem grande, na qual ela possa crescer até seus aproximados 150 cm com liberdade. O terrário deve conter fonte de calor via lampada especial (NÃO USE PEDRA AQUECIDA), fonte de UVB via lampada ou natural(em casos de terrário externo), controle de umidade do ambiente e constante higienização.

Visitas ao Veterinário. Você precisa ter o contato de um veterinário especializado em silvestres e exóticos para que possa atende-lo pelo menos uma vez ao ano na visita de rotina e para que possa socorre-lo em situações de emergência.

6. Você está disposto a se dedicar para encontrar informações de qualidade e continuar aprendendo?

Aprender a cuidar de iguanas corretamente é um processo constante. Todos os dias existem novas informações cientificas sendo divulgas. Muito estudo deve ser feito antes mesmo de adquirir uma iguana! Você está disposto a ler muitos artigos e alguns bons livros sobre iguanas?

Resumo da opera.

É natural que muitos estejam frustrados por conta da quantidade de dificuldades e obstáculos apresentados no artigo. Mas trata-se de uma maneira resumida de apresentar os problemas que milhares de criadores de iguana se depararam no decorrer dos anos.

Trata-se de uma especie de lagarto que existe espaço, dedicação, manejo e alimentação a base de plantas frescas e de qualidade.

Se o seu amor pelas iguanas for superior a todos esses pontos de extrema importância, parabéns! você é uma pessoa preparada para adquirir um dos repteis mais interessantes de se criar como pet! As iguanas são animais bastante comunicativos, onde você com o tempo sera capaz de entender seu humor e necessidades apenas olhando para seu comportamento.

As iguanas precisam de rotina, e com isso reconhecem aquelas pessoas que fazem parte de seu cotidiano. Essa característica é muito especial, pois dificilmente você encontrará um lagarto ou serpente que faça isso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *