Jiboia Arco Íris – Epicrates Cenchria Assisi (EAS)

Jiboia Arco Iris Salamanta

Endêmica do Brasil, a Jiboia Arco Íris é natural do bioma Caatinga, pode atingir até 1,8m e é muito visada como Pet no mundo todo por conta de suas características especiais!

 

A Epicrates Cenchria Assisi é popularmente conhecida por diversos nomes, os 4 principais são:

  1. Salamanta Vermelha.
  2. Jiboia Vermelha.
  3. Jiboia Arco Íris.
  4. Salamanta-da-Caatinga.

 

características jiboia arco iris Conhecidas no mundo todo por sua beleza inigualável, é conhecida como Jiboia Arco-Íris por causa da coloração de sua pele em contato com a luz do Sol, que reflete as cores co Arco-Íris.

 

Reprodução da Jiboia Arco-Iris.

São Vivíparas. Ou seja, são serpentes que dão origem à filhotes completamente formados, como é o caso de jibóias, jararacas, cascáveis, sucuris, etc.

 

Alimentação

Essas serpentes se alimentam de pequenos mamíferos, aves e lagartos, em cativeiro é tratada normalmente com alimentação a roedores.

 

Mitos Populares

São serpentes bravas e temperamentais

Mito. É comum ouvir pessoas falando sobre a fama de serem serpentes temperamentais, mas na verdade as Epicrates normalmente são serpentes “tímidas” que costumam se esconder durante o dia e sair a noite. De fato existem variações comportamentais de animal para animal, mas não podemos generalizar.

A Jiboia Arco-Iris é Peçonhenta

Mito. Em cidades do interior é comum ouvir historias dos mais idosos sobre elas serem as serpentes mais peçonhentas. Mas fato é que assim como qualquer Jiboia, a Epicrates é uma serpente constrictora, ou seja, que mata envolvendo suas presas com seu corpo até ocasionar uma parada circulatória.

 

Dados Científicos

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Boidae
Género: Epicrates
Espécie: E. cenchria
Subespécie: E. c. cenchria

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *